TUTORIAIS

Ligando o computador a uma mesa de som

Muitas pessoas me perguntam sobre esses assuntos e ficam ansiosas aguardando mas por mais que pareça algo bem complicado, é bem simples. Existem várias formas de fazer isso, de ligar o computador a uma mesa de som, e de gravar musicas e sons da mesa para o computador, no vódeo explicamos melhor mas basicamente você liga um cabo ao computador saindo de uma das saídas da mesa de som (OUT), para a entrada de microfone do computador ou do notebook mas existem inumeras formas de fazer isso e a maioria esta certa, outra boa maneira é usando um dispositivo externo chamado de placa de audio ou interface de audio. O vídeo acima explica bem, mas ainda temos uma playlist inteira com 4 vídeos ensinando de várias formas como ligar uma mesa de som a um computador clique aqui

Assista ao vídeo sobre o assunto

Por que conectar seu Notebook à Mesa de Som?

Conectar seu notebook à mesa de som não é apenas um luxo para músicos e DJs; é uma necessidade absoluta. Se você deseja reproduzir música de qualidade em eventos ou produzir sua própria música, a conexão direta entre o notebook e a mesa de som é a maneira mais eficiente de alcançar seus objetivos. Ao conectar seu notebook diretamente à mesa de som, você elimina a necessidade de ter um equipamento intermediário para processar a saída de som. Isso significa que você obtém uma qualidade de som limpa e cristalina, sem ruídos ou distorções indesejadas. Além disso, conectar seu notebook diretamente à mesa de som oferece controle total sobre a saída de som. Você pode ajustar o nível de volume, equalizar as frequências e adicionar efeitos para obter um som personalizado e adaptado às suas necessidades. Conectar seu notebook à mesa de som também significa que você pode tocar música ao vivo ou gravar suas performances diretamente em seu computador, sem a necessidade de um gravador separado. Em resumo, conectar seu notebook diretamente à mesa de som é uma necessidade para músicos e DJs que desejam reproduzir música de qualidade e ter controle total sobre sua saída de som. Com os benefícios da conexão direta, você obterá uma qualidade de som cristalina, controle total sobre a saída de som e a liberdade de tocar música ao vivo ou gravar performances diretamente em seu computador.

Preparando o Notebook para conexão

Para começar é importante manter seu notebook sempre atualizado, e verificar a conexão de audio para que você possa identificar melhor qual cabo será o mais adequado para usar. Você deve ver se seu notebook tem uma saída (fone) e uma entrada (microfone) ou no caso de notebook´s mais novos uma entrada e saída como as dos celulares e smartphones, no caso essa saída é chamada de P3, pois ela oferece 3 vias, o som do ouvido esquerdo L, do ouvido direito R e a de fala que é o microfone, se seu notebook tiver separado fone e microfone vc vai usar o chamado P2.

Preparando a Mesa de Som para conexão

Para preparar a mesa de som para a conexão com o notebook, você precisará se familiarizar com a mesa de som e suas entradas. Cada mesa de som é diferente, então é importante ler o manual ou fazer algumas pesquisas para entender a sua. Próximo passo é identificar as entradas disponíveis. Geralmente, as mesas de som têm uma entrada auxiliar ou de linha onde você pode conectar seu notebook. Certifique-se de que a entrada que você está usando é apropriada para a conexão. Depois de identificar as entradas, é hora de configurar a mesa de som para receber o notebook. A maioria das mesas de som tem um interruptor de ajuste de nível que permite que você ajuste a entrada para a quantidade correta de sinal que está sendo recebida do notebook. Certifique-se de que o interruptor de ajuste de nível esteja corretamente configurado. Outro passo importante é ajustar a equalização para garantir que o som esteja adequado ao seu gosto. Isso ajudará a melhorar a qualidade do som que você está recebendo do seu notebook. Lembre-se de que as configurações podem variar de acordo com a mesa de som que você está usando, então é importante ler o manual ou fazer algumas pesquisas adicionais, se necessário. Certifique-se de testar a conexão antes de sua apresentação para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Com estas dicas úteis, você estará pronto para conectar seu notebook à mesa de som em pouco tempo. E, se acontecer algum imprevisto, lembre-se de que a equipe técnica geralmente está por perto para ajudar.

Conectando o Notebook à Mesa de Som

Conectando o Notebook à Mesa de Som: finalizando a conexão Agora que o seu notebook e a mesa de som estão prontos, é hora de conectá-los. Pegue o cabo XLR e conecte-o à porta de saída do seu notebook. Em seguida, conecte a outra extremidade do cabo a uma das entradas de linha disponíveis na mesa de som. Com o cabo conectado, verifique a conexão certificando-se de que as configurações de entrada estão correspondendo à porta utilizada na mesa de som. Em seguida, configure a saída de som no notebook para que o áudio possa ser transmitido através do cabo e reproduzido pelos alto-falantes da mesa de som. Com a conexão estabelecida, ajuste o volume primeiro no notebook e depois na mesa de som. Certifique-se de que o volume do notebook esteja em um nível seguro, evitando o estouro de alto-falantes ou a distorção do som. Ajuste o volume da mesa de som para o nível desejado. Agora que a conexão está completa, aproveite o som de qualidade profissional enquanto utiliza o seu notebook com a mesa de som.

Ajustando o volume

Ajustando o volume no notebook e na Mesa de Som é crucial para garantir uma boa qualidade de áudio. No notebook, utilize as teclas de atalho do teclado ou clique no ícone de alto-falante na barra de tarefas para ajustar o volume. Na Mesa de Som, ajuste o volume da entrada correspondente à conexão com o notebook. Certifique-se de que ambos os volumes estejam equilibrados para evitar distorções ou cortes. Tome cuidado para não estourar os alto-falantes ou seus ouvidos!

Testando a conexão é extremamente importante antes de se apresentar ao vivo. Certifique-se de testar a conexão algumas vezes para evitar possíveis problemas no momento da apresentação. Se houver problemas comuns de conexão, verifique as conexões e as configurações antes de pensar em desistir. Uma dica adicional é sempre ter um cabo reserva em caso de emergência. A conexão de seu Notebook à Mesa de Som pode parecer um pouco complicada, mas não é impossível, com paciência e prática, você pode conectar seu notebook em pouco tempo. Boa sorte!

Conectar o notebook à mesa de som pode ser uma tarefa fácil se você seguir os passos corretos. Verifique as especificações do seu notebook e instale o driver correto. Configure a mesa de som e conecte o cabo. Teste a conexão e ajuste o volume, tanto no notebook quanto na mesa de som. Resolvendo problemas comuns de conexão e seguindo as dicas adicionais, você estará pronto para aproveitar os benefícios da conexão do notebook à mesa de som. Então, libere a música e divirta-se!

Compartilhe agora esse post

Conheça algum dos nossos cursos:

curso transmissão ao vivo

Curso de Transmissão

Este curso tem o objetivo de ensinar qualquer pessoa a fazer transmissões de vídeo na internet, abordando as principais questões, os programas mais usados, como começar, o que devemos fazer, questões técnicas, mas sem complicar, deixando a aprendizagem simples e fácil.
curso vmix basico

Curso Básico de Vmix

Um dos programas mais usados e um dos mais incríveis para criar as Lives no Youtube, Facebook entre outros destinos. Um curso de ensina de forma simples e prática o uso do programa Vmix para fazer Lives ao vivo no Youtube, no Facebook e em diversos destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo